BUTIA CAPITATA
(BUTIÁ)
Apresenta um tronco único, delgado e geralmente curvado, com anéis de cicatrizes foliares evidentes.
Suas folhas são longas, arqueadas, pinadas e formam uma coroa densa e arredondada. As folhas são verde-acinzentadas e têm uma aparência plumosa.
Produz inflorescências ramificadas com pequenas flores amareladas ou alaranjadas, seguidas por frutos ovais, de cor laranja a marrom, comestíveis e muito apreciados por serem doces. podem ser utilizados na produção de geleias, sucos e licores.
É uma escolha acertada para adicionar um toque tropical ou rústico aos jardins e paisagens.
É uma palmeira de baixa manutenção, muito resistente e pode crescer em uma ampla variedade de climas, desde áreas costeiras até regiões mais frias e de altitude.
Pode ser plantada como uma espécie solitária para criar um ponto focal em jardins ou em grupos para formar maciços ou barreiras naturais.
Por ser nativa o butiá oferece alimento para inúmeras espécies de pássaros e outros animais nativos.
Clima: Tropical e subtropical
Origem: Cerrado, Brasil
Fruto largamente cônico a depresso-globoso não excedendo muito 20 mm de comp. Axial e muitas vezes 3–5 mm mais largo do que isto; Caroço quase globular, ca. 13 mm de alt., poros proeminentes, compartimentos 1-3. Frutos são perfumados e comestíveis, de agradável sabor, menos os ácidos.
Segundo J. Barbosa Rodrigues (Sertum Palmarum I, p. 81) o nome indígena “butiá” é uma corruptela de ‘mbotia’ que por sua vez vem de ‘mbo’ fazer, e “tia” dente incurvo, alusão aos dentes que guarnecem lateralmente o pecíolo da folha do butiazero.
Beccari sugere que Martius (Cocos capitata Mart.) ao ver essas palmeiras queimadas pelo fogo, após um incêndio de campo, vendo a coroa foliosa remanescente usou o nome “capitata” por parecerem cabeças de longe. Mas na realidade deve ser apenas a tradução do nome vulgar “cabeçudo” usado na Bahia, ou “coqueiro-cabeçudo”, apelidado pelos mineiros.
A variação Butia capitata (Martius) Beccari var. odorata (Barb. Rodrigues) Beccari, tem seu nome odorante “…impuz-lhe o nome C. odorata, pelo facto de serem os frutos muito cheirosos quando maduros” J. Barbosa Rodrigues. Porem é uma variação não reconhecida pelo Kew Gardens.
Oficina do Paisagista – A sua melhor escolha
Padrão de qualidade
Plantas adultas para o seu jardim
Tratamos com carinho, dedicação e técnica e entregamos valor para vida toda.
Árvores Nativas, Ornamentais, Frutíferas e Palmeiras, 100 espécies e 80 mil plantas estão disponíveis para entrega em todo Brasil. Solicite seu catálogo e orçamento!
.
Aqui no nosso viveiro, há mais de 20 anos cultivamos e fazemos o transplante de árvores adultas.
Nós respeitamos o desenvolvimento natural das plantas e garantimos que você receberá uma árvore adulta bem formada.
CARACTERÍSTICA ALT.: 5 a 8 MTS
CLIMA: PLENO SOL
DISPONÍVEL: 4 A 6 MTS ALT. TOTAL